09 março 2009

Luta de Classes

Eis-me de volta aqui após muito muito tempo de ausência...! Desenganem-se aqueles que pensaram estarem livres de mim!!

O que me traz hoje aqui a este espaço, é um problema que tenho vindo a observar e o qual até tenho sentido na pele, que é o problema da luta de classes. E o que quero eu dizer com luta de classes?Refiro-me concretamente a todos aqueles "xôr dótores" que por terem uma licenciatura que sentem na obrigação de se colocarem acima de todos os osoutros...

Vamos a exemplos concretos? Vamos a exemplos concretos.

No meu círculo de amigos tenho amigos e colegas que têm todo o tipo de licenciaturas, eng. civis, eng. informáticos, enfermeiros, médicos, veterenários, arqueólogos... de tudo um pouco. Tal como tenho amigos licenciados, também tenho amigos que por uma razão ou por outra não o são, tendo apenas formações profissionais. Dou-me bem com todos, dentro da consideração que tenho de cada um. No entanto, algumas dessas pessoas tomam determinadas atitudes para comigo que eu penso serem de todo elitistas. Senão vejamos:

Conheço uma pessoa que me pediu emprestada uma coisa (à cerca de 4 anos), e que até hoje não ma devolveu. Sempre que lhe falo nisso, ri-se como que dizendo "lá vem este chato moer-me o juízo...". Outro caso: um dia em conversa uma outra pessoa vê um primo e comenta: "este tipo começou a ouvir música metálica e nunca mais deu em nada..."; depois de eu lhe fazer referência que também ouvia esse tipo de música, comentou: "vê-se onde chegaste..." . Por fim, a melhor situação de todas: "em conversa com uma terceira pessoa sobre a diferença salarial no nosso país, respondeu-me: "eu não estou a estudar para ser um dos 300 neurocirurgiões de um país com 10 milhões de habitantes..."

Que há a dizer destas três pessoas, sabendo que 2 pertencem à classe médica e 1 às letras? Não têm posições elitistas? A meu ver têm!

Não concordo que as pessoas sejam julgadas por serem ou não licenciadas, por terem ou não um curso superior. Quando aquela pessoa insinuou que eu não tinha chegado a lado nenhum derivado dos meus gostos musicais, eu estava no início do curso, hoje, passados 4 anos, estou a 3 meses de o acabar, de fazer parte da classe que torna possível que eles tenham aprendido alguma coisa durante toda a vida, serei professor.

Outra coisa que eu observo neste fenómenno, é que os únicos a terem este comportamento são elementos pertencentes à classe médica (felizmente não todos). Estas pessoas, com estes comportamentos elitistas, parecem esquecer-se que para que eles sejam o que são, e para terem o que têm na vida, muitos licenciados e não licenciados contribuíram. O trolha que abandonou a escola por dificuldades na vida, constrói as casas que o engenheiro civil projecta. Os engenheiros informáticos e electrotécnicos constroem os programas e aplicações informáticas para que os médicos tenham a sua actividade mais facilitada. Para além de toda estes elementos da sociedade, um se torna no fundo mais importante que todos, que é o professor. Se não fossem os professores, como é que os médicos aprendiam? Tentativa erro? Aí todas as doenças seriam fatais... mas ao mesmo tempo se não houvesse investigação médica não haveria curas para as doenças...

Tudo isto é um círculo vicioso, todos dependemos uns dos outros! Infelizmente, existem algumas pessoas que pensam que por terem um curso, são mais os que os outros que não o têm...

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, olá olá RICARDO!!!! Tou tão contente por nos encontrarmos de novo. Qdo apaguei eo outro blog "feita stronga" perdi mtos dos amigos e qdo os quis voltar a encontrar já se sabe né...Mas como estás? Sempre com excelentes posts. Estes teus amigos são como mtos meus k pensam k por ñ se ser todos "Drs" por se ter uma visdão diferente da vida ou ouvir-se um tipo de música com k ñ concordam simplesmente opinão qdo ninguém lhes pediu pao o fazerem. Todos somos precisos com postos ou grandes cursos, ou pequenos e por vezes mais deducados e inteligentes k eles. Este país tá cada vez mais na mesma. Meu amigo fico super feliz por te reencontrar e desejo-te tudo de bom. Um imenso beijinho e um enorme abraço meu auerido AMIGO RICARDO!

Anónimo disse...

Eh...desculpa os erros é o k dá escrever depressa. Kiss

Sindarin disse...

Boa Páscoa para ti amigo. Um bj