04 janeiro 2007

O Natal do Desperdício

«Nesta nossa sociedade consumista do usa e deita fora, pessoas há que não embarcam nessa febre. »

In “Homem que aproveita tudo” – Gato Fedorento

E acabou o Natal…! Todos os anos é a mesma coisa, em meados de Novembro, começamos a ver as montras das lojas todas enfeitadas com as decorações de Natal, e a saldar a mercadoria que ficou do ano transacto.

Começam também a chegar às caixas do correio as toneladas de publicidade para todo e mais algum artigo passível de ser oferecido como prenda Natalícia, desde os brinquedos para a canalha até aos frigoríficos para a mãe, e ainda a publicidade de todo e qualquer artigo para embelezar a mesa, que quanto mais tiver melhor. Bem, ao todo são cerca de 350 gr de papel de cada vez na caixa do correio, e não estou a exagerar, eu pesei mesmo!!

Mas chegamos ao dia de Natal, depois de se ter gasto uma pipa de massa, só porque queríamos oferecer o presente mais original e extravagante, e compramos ainda presentes para a vizinhança toda (não fosse ela começar com a má língua), pomos uma mesa descomunal, apesar de sermos apenas 6, temos uma mesa onde há de tudo e não interessa que o bolo rei fique em cima das rabanadas e a garrafa de tinto dentro da taça dos sonhos tipo frapé… Chega a meia noite e com ela o senhor da Coca-Cola, vulgarmente chamado Pai Natal (casado com a Merry Christmas…), e até o avô que já dormia com a cabeça para trás, a boca aberta e a dentadura dentro do copo de vinho (o chamado dente em vinha d’alho), se levanta para ir ver o que lhe tinha calhado em sorte (vais aviado com umas meias e dá-te por contente, o caixão não cabia na chaminé…). Em menos de 10 minutos há um mar de papel, laços e cartão no chão da sala. Todos estão contentes com o que lhes calhou (menos o avô que queria umas ceroulas…). Quem vai a missa arranca, e quem não vai dá mais uma volta à mesa, arranca uma rabanada do fundo do bolo rei e vai para a cama.

No dia seguinte, é tempo de recolher o lixo e deita-lo fora.

E era aqui que eu queria chegar! Onde é que TU que lês isto deitaste os teus papeis de embrulhos?

Ao longo de mês e meio recebi 350 gr de papel de 3 em 3 dias, o que dá cerca de 5 Kg de papel, mais o papel e cartão dos presentes, deve dar cerca de 6 Kg de papel que eu depositei no ecoponto azul. No entanto, no dia 25 de Dezembro havia uma montanha enorme de caixotes ao lado do contentor do lixo junto à minha casa, havendo um ecoponto a cerca de 100 metros. Ora como já dizia o Calvin, “para quê pensar quando a estupidez é instanânea”…

«Isto tem que funcionar assim a bem das gerações futuras, temos que aproveitar. (…) Eu não desperdiço nada, aproveito tudo! Tudo!»

In “Homem que aproveita tudo” – Gato Fedorento

5 comentários:

Fausto disse...

Muito sinceramente, concordo contigo. O desperdicio é cada vez mais notório... O que faz a Catarina Furtado com o Joao Reis? Que desperdicio... Bem, mas no Natal tambem! E porque? Porque para além dos pais darem prendas aos seus meninos, existem ainda 2 distribuidores de prendas extra. O Pai Natal e o Menino Jesus. Ora este é um caso em que a existência de mais do que um fornecedor do serviço nao é benefico. Pensando nisso... Acho que vou reabrir o caso Pai Natal Vs. Meninp Jesus...

Anónimo disse...

Excelente post! Parabéns!
Se não reciclam... ao menos queimem, para libertar a energia. :) Não é tão acoselhável como a reciclagem, mas pelo menos não fica anos a fio a decompor-se não sei bem onde, no meio de uma qualquer lixeira...
Que 2007 traga mais lucidez...a todos!
100 pétalas de Luz

Ana Luar disse...

Olha eu nem recebi muito papel... as minhas prendas eram de valor sentimental incalculavel... mas de tamanho bem reduzido. Assim, para o meu caixote do lixo foi mais um dia normal. (risos)

inn "Ana Luar"

Anónimo disse...

Olá meu querido amigo! Gostei mto do teu post. Espero que o teu ano de 2007 seja cheio de todas as coisas k desejas e agradeço mais uma vez a tua amizade e carinho. Já tinha saudades tuas, mas com as "festas" e um desemprego cé em casa fiquei um pouco ausente. Juro compensar-te amigo um beijinho e tudo de bom.

Anónimo disse...

Olá amigo! Peço desculpa da minha demora mas ñ podia deixar passar esta data sem te desejar feliz e santa Páscoa. Um beijinho cheio de amizade.