06 abril 2006

Game Over

À alguns dias atrás, li numa edição do Jornal de Notícias uma notícia que dava conta de um estudo que demonstrava que os jogos multimédia, das consolas e dos computadores pessoais, ajudavam a desenvolver as capacidades motoras das crianças, tais como a reacção e a agilidade (só se for dos dedos…), ou ainda o raciocínio lógico (tão importante para a Matemática Discreta).

Dias depois disto, estava eu no meu local de trabalho, quando da loja defronte de mim, sai um miúdo, que não devia ter mais de 10 anos, à frente da mãe e da irmã. Mal chegado à porta, o dito miúdo volta-se rapidamente, e fazendo o gesto de uma Magnum .44 dispara rapidamente sobre a mãe e a irmã, que como devem calcular, não tendo hipótese de ripostar, cairiam redondas tipo queijo suíço no chão, não fosse a arma do puto feita de carne, pele e ossos… Não contente com isso, o miúdo encostou-se a ombreira da loja, e depois de recarregar a sua shotgun invisível, que eu ainda não vira às costas, por ela ser invisível, mostrou-se à loja e despejou uns 4 ou 5 cartuchos, que felizmente, tal como a arma, eram invisíveis, ou então teríamos uma versão Escola de Columbia in Estação Viana Shopping... Mas como a mãe e a irmã já lá iam, o miúdo não teve escolha e lá foi ele embora, sem antes atirar umas 3 ou 4 granadas de ar para a loja…

Já procurei em todos as lojas e sites pelo jogo “Hugo e a estrada para a colina 30” (Hugo and the road to hill 30), mas ainda não consegui encontrar. Eu aceito que digam que jogar computador PODE desenvolver as capacidades criativas e de decisão de uma criança, mas como tudo na vida, tem o reverso da medalha, e também pode levar uma criança a não saber discernir a realidade da ficção. Se não houver um acompanhamento capaz por parte dos pais, um dia destes, algum miúdo encontra a pistola do pai, que acha parecida com um a colt, pega, e chegando perto dos amigos resolve brincar aos policias e ladrões, acabando a brincadeira quando aquelas balas não são de pixeis e um desgraçado leva um headshot…

Sei que é uma visão muito dramática, mas possível. As pessoas que escreveram este artigo, deviam igualmente, escrever um em que demonstrassem os perigos da exposição de jogos violentos a públicos mais jovens. Não ponho as culpas em ninguém, mas se nesta história toda tiver de haver um culpado, esse culpado é sem dúvida alguma, a pessoas que entrega em mãos à criança o jogo violento.

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ricardo! K saudades amigo! Obrigada pelo teu lindo comentário e ainda bem k gostaste do k eu publiquei para ti. Então para k servem os amigos ñ é para agradecerem o carinho k nos dão. Foi isso k eu quis fazer agradecer o teu carinho, amizade e fidelidade. Sei k ñ deves estar mto contente pelo Glorioso, mas pensa k chegaram onde chegaram e ñ é vergonha nenhuma perder com o Barcelona. Pelo contrário é uma honra! Como sportinguista, mas sobretudo portuguesa acho k fizeram um figurão. Viva o SLB! Pró ano há mais. Vais ver k ainda nos havemos de rir quando o teu e o meu clube forem campeões europeus ou k sabe do mundo! E venha o mundial onde estão quase todas as equipas e ñ há essas diferenças. Vamos a eles rapazes!!! Bjs grandes e um xi-coração. Fico à tua espera no me~u cantinho e voltarei sempre para te visitar e dar força.

Anónimo disse...

Olá amigo! E que lindas palavras me deixaste. E k bem eu me sinto por ter um amigo tão querido como tu...a sério. Um dia destes talvez pª. a semana vou enviar-te o meu contacto do MSN ou se me enviares o teu, a ver se falamos um pouquito tá? Mto obrigada por seres quem és. A tua amizade é mto importante para mim. Obrigado do coração. Um bfsemana cheio de alegria e felicidade e mts mts beijinhos.

Anónimo disse...

Olá querido amigo! Hoje tou k nem posso. Cansada porque andei a fazer as limpezas da Páscoa (se é k sabes o k é...) e tristinha pelo meu SCP. Acho k o empate era justo, mas para mim aquele poste foi a "morte do artista". Eles como sempre só souberam dar "porrada" mas já estamos habituados a sofrer. Seja como for para a frente é k é caminho e um dias, espero k breve seremos campeões eu e tu. Obrigado pelo teu carinho e comprensão e por estares sempre ao meu lado. Vou ver se consigo falar contigo em breve. Beijoquinhas e bom domingo.

Anónimo disse...

Olá Ricardo! Como vai tudo contigo? espero k esteja tudo ok. Venho dar-te um bj especial com mta amizade e desejar-te uma Páscoa feliz cheia de amêndoas e mta alegria. K a tua vida tenha sempre mil estrelas brilhantes para te acompanhar.

Anónimo disse...

OlÁ AMIGO! PÀSCOA FELIZ e um grande bj para ti.

Anónimo disse...

Ehe, Olá Ayala, cm tens no MSN "new posts" eu vim cá ver, mas parece que nada mudou!
No entanto, parece que me esqueci de comentar este teu post, que é no mínimo interessante. Tendo em conta que vimos da geração He-man, Transformers, Cavaleiros do Zodíaco e, mais recentemente, Dragon Ball, bem como Doom e Carmaggedon, acho que os putos se vão conseguir safar bem apesar dos jogos violentos... ou não fosse eu um acérrimo defensor dos jogos :)

Anónimo disse...

Olá amigo! Vim trazer-te um grande beijinho e agradecer a visita. Tem um lindo final de semana com saúde alegria e amor.

Anónimo disse...

Olá Ricardo! E o meu beijinho? Como não mo dás venho trazer-to eu tá? Mto trabalho ñ amigo? Desejo-te um óptimo fim de semana com tudo o k mais desejares Um grande "chocho" da tua fiel amiga

Anónimo disse...

Olá Amiguinho! O que interessa é k estás bem e estás feliz os parabéns são uma formalidade eu sei k entre nós estão sempre dados...a propósito parabéns se mto do teu tempo se passa a namorar... è uma actividade óptima em que devemos sempre investir. Um grande chocho Bom Domingo!

Anónimo disse...

Olá Ricardo. Venho trazer um bj grande e votos de bom fim de semana com mta paz e amor.

Sverdlov disse...

Os videojogos não tornam as crianças violentas.
Uma criança consegue assistir a muita mais violência num noticiário graças à estupidez dos lideres mundiais que continuam em guerras e repressões sem sentido em prol do lucro.

O problema está no admiravel mundo novo em que vivemos. Um mundo violento que cria crianças violentas que por sua vez vão dar continuidade a um mundo violento. Sendo assim entramos num ciclo vicioso em que existe uma espiral de violência que gera ainda mais violência.

Anónimo disse...

Olá Ricardo! Venho trazer-te um beijinho e votos dum domingo abençoado. Que a tua semana seja repleta de coisas boas. E k o o amor seja uma constante na tua vida.Espero k tudo te esteja a correr bem. Agradeço as tuas visitinhas e a tua amizade.

Anónimo disse...

Olá meu querido e adorado amigo. Sempre fiel e sempre benvindo ao meu cantinho. É com redobrada alegria k te agradeço a visita e te posso cumprimentar. Na minha vida está td bem amigo, espero k contigo tb esteja. Boas férias e tudo de bom agora e sempre e obrigado pela tua amizade k é tão importante para mim. Mil bjs e mil abraços. Obrigado pelo teu carinho!