10 março 2006

Pátria sem Patriotas


Na última quarta-feira, dia 8 de Março de 2006, o (Glorioso) Sport Lisboa e Benfica eliminou o campeão em título, Liverpool Football Club, nos oitavos de final da Liga dos Campeões desta época.

Quando o sorteio foi conhecido logo, um coro de vozes disse que o SLB já estava arrumado, k ia ser esmagado pelo Liverpool… No final das duas mãos, o resultado foi um esclarecedor 3-0 favorável ao Benfica. Até aqui, tudo bem. O Benfica jogou as duas mãos muito bem, e vencei igualmente bem. Talvez a sorte também os tenha acompanhado nos jogos, mas ela também faz parte do jogo. Certo é que o Benfica passou aos quartos de final, onde ficou hoje a saber que irá defrontar o Barcelona, o grande favorito desta época, e onde brilham estrelas como Ronaldinho, Deco , ou Etho… Mas em campo se verá quem irá ser a equipa que se qualificará para as meias finais. Como benfiquista, mas acima de tudo, Português, espero que o Benfica consiga levar de vencida a equipa Catalã e eleve assim mais um pouco o nome do futebol Luso.

Infelizmente, este sentimento não é partilhado por todos os Portugueses, e é esse o motivo porque eu estou a escrever este post.

Estava eu a trabalhar (sim, porque nos dias de jogos importantes eu tenho que estar sempre a trabalhar…), e o Micolli tinha acabado de marcar o segundo golo em Anfield Road, quando um cliente se acerca do balcão e em gesto de gozo, pergunta se o Benfica já tinha perdido. Bem, tive de me segurar para não o mandar para aquele sítio, que se fosse levado a sério, estaria lotado de árbitros de futebol… Quando lhe disse que tinha acabado de marcar o segundo, mostrou desprezo e até contrariedade pelo facto. Já ontem, quando fui comprar o jornal, um polícia que estava dentro do quiosque, comentou que os Benfiquistas deviam estar todos contentes, também não me consegui conter e tive de dizer ao dito senhor, que não deviam ser só os Benfiquistas, mas os Portugueses em geral.

É este sentimento de anti-desportivismo que eu não entendo. Se for acerca de jogos da nossa liga nacional, ainda é naquela, o objectivo fica delimitado pelas fronteiras, dentro do nosso país. No entanto, quando se está a falar de competições internacionais, onde as vitórias dão direito a pontos, que serão convertidos em benefícios para os clubes nacionais participantes em anos futuros, qual é o interesse de desejar o mal a um clube, só pelo simples facto de esse mesmo clube não ser o nosso? Eu sou Benfiquista, mas vibrei com as vitórias do Porto, há 2 e 3 anos atrás, e do Sporting no ano passado.

Hoje, quando visitei o site http://www.maisfutebol.iol.pt, a fim de ler algo mais sobre o sorteio dos jogos para os quartos de final da Liga dos Campeões, deparei-me, como já é hábito, com mensagens anti-benfiquistas. A situação já não é nova para mim, mas algumas das mensagens fizeram-me mesmo rir deste povo que temos no nosso país…Aqui ficam alguns deles:


- “Bem feito o benfica nao é feito para ficar nesta competiçao!”

- “Vai desfazer a defesa do SLB. O Sr. Luis Filipe Vieira disse que quem vier morre....Agora quero ver. Forca Barca. Forca Deco.”

- “Temos k ser pelos Portugueses...Força DECO!!! Barça!!!”

- “Palavras para quê? Boa sorte Deco e companhia... Barça para sempre! Ou melhor... pelo menos frente ao Benfica... E o sonho foi-se...fica pró ano... se forem à Liga dos Campeões, claro...”

- “eu so nao acerto no totoloto ahahahahahahhhah, já eram, vão morrer aos pes do ronaldinho, deco, eto'o, belleti, ahahahahahahaha, vao ser humilhados, no dia seguinte nem kererão aparecer na rua, ahahahahaha, FORÇA BARÇA!!!!!!!!!!!!!!”


Mas sem dúvida nenhuma, a melhor de todas as mensagens foi a de uma leitora que se estaria a sentir mal e que disse:


- “Para ser sincera, desejo que o benfica leve uma cabazada do barça. Ja estou a torcer. Detesto tanto o benfica que até ando com dores de estomago e desejo com toda a força que seja derrotado. Força Barcelona!”


Bem, sobre cada uma delas, não há mais nada a dizer, elas próprias dizem tudo. Só se pode acrescentar que é triste, já não chegava sermos o gozo da Europa noutras áreas, mas também vir a sê-lo por motivos desportivos… Esta última mensagem é bem elucidativa do sentimento de todos aqueles que não são Benfiquistas, e que por um motivo qualquer, não sentem alegria por um clube diferente estar a elevar o nome de Portugal…

2 comentários:

Fausto disse...

Pois, até admito que hajam pessoas que não se sintam confortáveis em torcer por outros clubes que não os seus e ainda por cima sendo um grande rival, eu sei pq me acontece o mesmo.

Mas não é pedido que estejam sentados no sofá com o cachecol e bandeirinha do clube, apenas que não desvalorizarem as vitórias e ridicularizem nas derrotas.

Mas, como benfiquista, até aprecio este tipo de atitudes. Enquanto isto acontecer será sempre um comprovativo da grandeza do MAIOR, e deixem-se clubismos exarceados, pois o Benfica é sem dúvida o MAIOR clube português.

Anónimo disse...

Olá Ricardo! Bom Domingo. Como eu te percebo meu amigo...eu que sou sportinguista e k tive quase de deixar de sair à rua o ano passado. Infelizmente o portuguesito é assim nem para ele é bom. Desejo boa sorte ao teu (nosso) Benfica, enquanto portuguesa e amante do desporto. Foi pena a taça de Portugal, mas quem me diz a mim k para a semana não seja eu a estar triste. Espero k não´já agora gostava de pelo menos ganhar alguma coisa, mas também gosto do Porto...que dilema. Olha! que ganhe o melhor!Bjs e não ligues a provocações afinal enquanto os cães ladram....