21 junho 2005

Hipocrisia

A característica domi
nante das relações inter-pessoais no mundo em que vivemos, é sem dúvida nenhuma a hipocrisia. Não me é dificil encontrar e descrever situações em que duas, ou mais pessoas, falam muito bem uma com a outra, tipo: "E então, como vai isso? E a família? Ai, estás mais elegante...qual é o teu segredo?", para mal a pessoa vira costas, a outra não parar de "lhe aquecer as orelhas", dizendo o pior que se lembrar dela, como por exemplo "Baleia! Olha-me só para aquele "cagueiro"... Ouvi dizer que ela anda a enfeitar o marido... badalhoca...!". MAS QUE É ISTO? Porque é que as pessoas não são capazes de ser sinceras? Qual é o prazer que se pode tirar de dizer mal de outra? Na minha opinião, só consigo atribuir estas atitudes a um dos pecados mortais, a inveja.

Mas outra coisa me "chocalha" na cabeça: porque é que são as pessoas do sexo feminino, principalmente as da faixa etária entre os 15 e os 25 anos, que fazem este comportamento atingir níveis absurdos? Até aos 15, as raparigas têm mais com que se entreter que com intrigas mesquinhas... Mas e depois disso? Será que todas acabam por se tornar naquilo que sempre criticaram, e não têm coragem para o admitir? As raparigas são muito mais fexíveis nas relações entre elas, uma Amiga de hoje é uma Arqui-inimiga de amanhã, a "'miga" de hoje é a "puta barata" de amanhã. Tudo não passa de um jogo de interesses...

Eu sou adepto ferrenho da frontalidade (e do glorioso...), digo o que tenho a dizer e se alguém não gostar, parte-se para a luta armada! Nunca disse que não a uma boa discussão... Quem me conhece sabe isso mesmo. Enoja-me sempre que vejo alguém a dizer mal de uma pessoa com quem "já foi à missa"... Se ela é hipócrita com uma pessoa, é hipócrita com todas!

2 comentários:

Fausto disse...

A vida é mm assim, neste aspecto nunca a poderemos mudar.
Como diria a minha prof de inglês do 11º "I hate hipocritia".
Mas tambem não podemos exigir que as pessoas sejam sempre 100% frontais, isso geralmente costuma trazer confusões.
Tu, principlamente, tiveste na tua vida 2 pessoas 100% frontais, que davam pelo nome de Branco e Fuego, e sabes bem o que sofreste!
Por isso, nunca se deve recorrer à hipocrisia, mas um pouco de "diplomacia" fica sempre bem, ;)

Sverdlov disse...

É verdade que a hipocrisia é um problema bastante grave e é principalmente causado pela suposta necessidade de criar metodos standart convencionais para a interação humana. Hoje em dia é desvalorizado o facto de se dizer o que se pensa em prol de dizer aquilo que será bem aceite pelos outros.
Já é bastante positivo o facto de haver pessoas a quem isto faça alguma confiusão.

Penso que o facto da Hipocrisia ter atingido niveis absurdos na faixa etaria entre os 15 e os 25 deve-se ao fenomeno das "PITAS".
Um elemento da sociedade que se caracteriza por uma postura perante a vida bastante particular.
A pita é um "wannabe" que deseja à força toda ser mulher e que vendo os seus intentos frustrados, principalmente pelo facto de a sua maturidade ser um prototipo de ideias indefinidas, tenta exteriorizar aquilo que não é criando cenas tristes e conversas ainda mais tristes.

Já agora permitam-me discordar num ponto. O Ayala pode ter sofrido pela perda desses dois elementos mas...... E se pensarmos no que sofreu enquanto faziam parte da vida dele? Quem saiu a ganhar?

Eu sei o que é pois ainda os aturo e não é facil. Vivo todos os dias com esse peso sobre os meus ombros.

Que existência triste a minha!